Pular para o conteúdo principal

A estética do futebol-arte de Gerchman


As linguagens artísticas ultrapassam as barreiras do tempo, dos limites geográficos e do público a quem são destinadas. Refletem a cultura de um lugar e representam artisticamente a essência do artista que a concebe.

Pensando assim nos reportamos até Rubens Gerchman e sua paixão pelo futebol. Aliás, não apenas pelo futebol, mas por temas cotidianos, que provocam e fazem refletir.

Gerchman sempre respeitou uma visão socioantropológica da arte, fato que acabou fazendo com
que o artista desenvolvesse nos anos 1960 uma série falando sobre o futebol brasileiro, onde representou as figuras do esporte de seu tempo salvaguardando-as para a posteridade.

Outros temas surgiram durante sua carreira, mas antes de deixar essa vida para entrar na história das artes plásticas, visuais, Gerchman volta ao tema "futebol-arte" brasileiro - onde homenageia personalidades do passado e da modernidade - e reúne uma série de quadros em serigrafia.

A série, coincidindo com a Copa do Mundo, foi levada para vários lugares do Brasil e do exterior e está sendo encerrada hoje no Museu do Xapury, na terra de outro grande artista da vida chamado Chico Mendes.

A exposição fez parte da programação da Semana de Museus, sendo iniciada em 27 de abril e contou com a visitação incansável de turmas das escolas das redes estadual e municipal do município e cidades vizinhas, além de centenas de turistas advindos dos mais diferentes lugares.




Abaixo, um depoimento extraído do programa da exposição, de autoria de Armando Nogueira, saudoso jornalista esportivo e escritor xapuriense, falando do artista:


'Feliz o povo que pode reverenciar heróis nascidos não no luto infausto dos campos de batalha, mas no verde refrescante dos campos de futebol. '


"Gerchman e eu jogamos juntos desde a Copa do Mundo de 86, no México.

Escrevi um livro, Bola de Cristal, que ele ilustrou, eternizando gestos memoráveis dos heróis do futebol mundial. Como eu, Gerchman vem das peladas da infância. Ambos sem boas histórias para contar. Na biografia do pintor, como na minha, ninguém encontrará um drible, um passe ou um gol que tenha merecido celebração.

Passamos pelos campos sem ser notados pelas bolas do jogo. Uma coisa, porém, nos aproxima: temos um fascínio desmedido pelo esporte, a começar do futebol. E foi justamente essse universo lúdico que inspirou Gerchman a recriar, na poesia de seu pincel, a própria mitologia do futebol brasileiro. De Heleno de Freitas a Ronaldinho, de Leônidas da Silva a Romário, aí estão, de corpo inteiro, epicamente retratados, nossos ídolos.

Feliz o povo que pode reverenciar heróis nascidos não no luto infausto dos campos de batalha, mas no verde refrescante dos campos de futebol. Este álbum e a exposição são frutos de uma parceria. Uma tabelinha na qual eu entro com a palavra, que esclarece, e Gerchman entra com o mistério de sua arte, trazendo a magia de suas tintas às figuras mais legendárias do nosso futebol. Com esta obra, Gerchman faz um verdadeiro gol de letra."

A exposição se encerra hoje, sendo retirada amanhã pela manhã, viajando para destinos desconhecidos, deixando saudades nos xapurienses apreciadores da arte da estática do futebol de Rubens Gerchman.

*1 - Gerchman e sua obra - fotógrafo não citado - disponível no sítio garimpandopalavras.blogspot.com;
*2 - Alunos da 5ª Série da E.E.E.F. Anthero Soares Bezerra - por Clenes Alves;
*3 - Alunos do 1º ano do Ensino Médio da E.E.E.F.M. Divina Providência - por Clenes Alves.

Comentários

Thony Christian disse…
O blog de cara nova, parabéns.
Mais chamativo, atraente.
Parabéns de verdade.
Unknown disse…
Oi,
inveja de Xapuri, que recebeu exposição de Gerchman.
Deve ter sido uma real explosão cultural para os estudantes e acadêmicos daí.

///

Postagens mais visitadas deste blog

O jacamim

O jacamim mora na floresta, costuma andar de bando com 10 a 15. É uma ave interessante, de cor branca com preto, tem o pescoço comprido, as pernas finas e grandes. Durante o dia anda no chão, porém à noite ele voa para uma árvore alta para dormir, pois assim se sente mais protegido. Ele gosta de esturrar de dia e à noite quando está na dormida. Corre muito na restinga e até no mato cerrado, como no esperaizal e no tabocal. Se alimenta de frutas de copaíba, guariúba, manitê, pama e itaúba; de insetos como formigas, aranhas e besouros, de embuá, minhocas da terra firme, mossorondongo e gongos. Além disso o jacamim ainda se alimenta de animais como a cobra, o sapo e o jabuti. A história do jacamim é quase idêntica à do queixada: por onde eles passam acabam com tudo o que tem pela frente. Apesar de ser um pássaro é muito perigoso para outros animais pequenos. Faz o ninho em paxiúba ou em pau ocado. Põe até 4 ou 5 ovos e sempre quem choca é o casal. Isso acontece no fim do verão. Qua

A vida nas famílias xapurienses (Período de 1940 – 1960)

Nas décadas de 1940 a 1960 as famílias xapurienses tinham seus valores centralizados na educação familiar, escolar e religiosa. A família era patriarcal, conservadora e tradicional. O pai representava a figura central, onde todos deviam temê-lo e obedecê-lo, fazendo aquilo que ele mandava e não o que ele fazia. A figura da mãe era vista como a “rainha do lar” onde tinha obrigações de cuidar bem dos filhos, marido e dos trabalhos domésticos. Cabia somente aos homens trabalhar “fora” e garantir o sustento da família. As mulheres desempenhavam sua função dentro do lar, pois, na vida pública, ainda não havia conquistado os seus espaços. Eram muitas vezes reprimidas de seus desejos, anseios, sonhos vivendo subjugadas às ordens de seus esposos. O pais é que escolhiam a “pessoa ideal” para casar com seus filhos, dependendo da classe social e da família em que estavam inseridos. A maioria dos casamentos se dava por interesse econômico entre ambas famílias. Os filhos, desde cedo, eram e

O Hino de Xapuri

O Hino de Xapuri tem como autor da letra, o cearense de Fortaleza, nascido em 02 de fevereiro de 1921 “Fernando de Castela Barroso de Almeida”, radicado no Acre em 1943. Trabalhou cortando seringa no Seringal Liberdade, no Alto Purus, escolhido para ser escrevente e redator de cartas do patrão, logo passa a ser gerente e anos depois mudar-se para Manuel Urbano. E logo em seguida fixa residência em Rio Branco. Escritor, poeta e jornalista, publicou as obras literárias Poesias Matutas e Poesias ao Deus Dará. Segundo o mestre Zuca, seu amigo, a letra do Hino de Xapuri foi escrita em Rio Branco-AC. A música do Hino de Xapuri foi instrumentalizada pelo mestre de música Sargento JOSÉ LÁZARO MONTEIRO NUNES, falecido na cidade de Rio Branco, em 07 de setembro de 1988, aos 59 anos de idade. Hino de Xapuri I Página viva da história acreana recebe o nosso afeto e gratidão reverente o teu povo se irmana neste hino que é hino e oração II Terra formosa, terra gentil És Princesa do Acr