Nesse tempo em que a pesquisa foi realizada e seu material disponibilizado na rede através do blog, resgatamos a história de Princesinha do Acre.
Recordamos que a beleza dos recursos naturais de Xapuri se mistura a grandiosidade dos fatos históricos ocorridos na região. A Floresta, os rios e igarapés, fazem parte da história dessa terra, revoluções, empates, disputas pela terra, pelo espaço para produzir e sobreviver, terra de conquistas, de sonhos realizados, e muitos por realizar. Terra de bichos, de lendas, histórias de sobrevivência, de fome, de luta, de miséria, riqueza, e muitos “causos” de assombrar.
A trajetória de vida dos xapurienses, da luta pela terra, da emancipação e dos valores culturais enraizados na alma, constitui uma sociedade diferente. Esse espaço conquistado é, por si só, cheio de características peculiares. Um território com memória, diversidade cultural e integridade ambiental, visto que contempla em seu território, uma quase totalidade de área de floresta.
É terra de seringueiros, ribeirinhos, regatões, guerreiros, heróis – é terra de Revolução, de Chico Mendes e de muitas outras histórias para contar.
Mas, como nem tudo são flores, o nosso projeto, que foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Acre em 2008, não foi aprovado esse ano, nos deixando impossibilitados de continuar com a pesquisa.
Para finalizar o projeto iremos disponibilizar o material pesquisado, com fotografias, em DVD-Rom e distribuir às escolas da rede urbana do município e entidades voltadas para o lado histórico-cultural.
Temos interesse em continuar com a pesquisa, portanto, se vocês que está lendo essa postagem se interessar, ou conhecer interessados, favor entrar em contato através de comentário – podemos disponibilizar o projeto atualizado.
E, com um aperto forte no peito, nos despedimos agradecendo a você, leitor, que sempre esteve conosco, lendo, comentando, apresentando críticas, elogios, sugestões. Agradecemos também aos colaboradores – entrevistados, fotógrafos, amigos que emprestaram material bibliográfico, fotográfico, que nos cederam um pouco de seu valioso tempo para deixar viva (e imortalizada) a história da nossa querida Xapuri, a Princesinha do Acre!
Muito, muito obrigado!
Equipe do Projeto História Multimídia de Xapuri:
*Rivangela Nogueira
*Caticilene Rodrigues
*Clenes Alves
Ilustração:
*Arte Guerreira - Banner História Multimídia de Xapuri - Arte-montagem de Clenes Alves
Comentários
Uma pena q trabalhos tão importantes como esse não sejam valorizados pelo poder público já q disserão q ñ conseguiram aprovar o projeto novamente.