sexta-feira, 24 de julho de 2009

Antônio Zaine: O Sonhador de Xapuri

Antônio Assad Zaine, nascido em Corumbataí, interior de São Paulo, comerciante, chegou ao Acre em 09 de Julho de 1954 para trabalhar com Jorge Kalume, político do Acre. Casado com Dona Déia Maria Gomes Zaine, pai de César Gomes Zaine, político de Xapuri e Terezinha de Jesus Gomes Zaine, diretora de escola pública.

Ele chegou em um DC-3, aeronave da então companhia aérea Cruzeiro do Sul. Até hoje toma de conta da firma e do prédio onde funcionou a gigante empresa dos Kalumes, que comprava borracha para a praça de Belém.

Com mais de 80 anos, seu Zaine ainda hoje tem um sonho: o de transformar o que resta da antiga firma em Xapuri em um museu com as características das empresas de antigamente, expondo alguns produtos e um pouco da história antiga do Acre.

Há homens que nunca deixam de ser criança e estes, são assim, porque nunca abandonam seus sonhos, suas crenças, suas alegrias, seus amigos, sua família e suas aspirações mais nobres. Esses homens são necessários para a revolução da própria sociedade em que vivem e em que labutam – assim é o sonhador Antônio Zaine, pois ele chegou por aqui como um lutador e continua lutando até hoje, mas hoje sua luta, sua lida é para não perder o ontem e garantir que o passado não se perca na ambição do futuro.

“O meu grande sonho é dar continuidade ao passado, principalmente o passado histórico e glorioso de Xapuri” (Antônio Zaine).


Fonte Pesquisada:
*Brava Gente Acreana – Vol I.




Foto:
*De Sérgio Cardoso.

3 comentários:

Pietra disse...

É falando e apreendendo com os nosso antepassados que resgatamos nossa memória cultura. Exemplo disto é o senhor Antonio Zaine.

Thony Christian disse...

É bom ter grandes nomes de personalidades - Xapuri sempre tá á frente nesses pontos,.

Gewan disse...

Sr. Antonio Zaine, uma lenda viva de Xapuri!....ser humano do bem, super simpático e embora nao tenha nascido em la é um dos mais preocupados em manter viva a HÍSTORIA, OS OBJETOS E AS PESSOAS QUE FIZERAM DESTA CIDADE A PRINCEZINHA DO ACRE. PARABÉNS!