Fazedores de história

Gente especial de Xapuri, guerreiros da Princesinha do Acre, pessoas que não cruzam os braços, história viva que faz mais história...

É assim que os filhos da querida cidade de Xapuri marcam sua presença nesse pequeno pedaço de terra delimitado por Deus.

Os xapurienses são fazedores de história que não deixam morrer suas raízes e sua essência, pois é aí que prevalecem as verdadeiras referências culturais de Xapuri.

Um exemplo evidente dessa garra em fazer história são os artistas que realizam a programação da 7ª Semana Nacional de Museus no Museu do Xapury.

A programação – apoiada pela FEM e pelo IPHAN – conta com as apresentações de espetáculos teatrais do Grupo Poronga de Xapuri – que já faz arte há quase 10 anos -, exibição do documentário do Arte na Ruína do Revelando os Brasis, os contos regionais dos jovens contadores de histórias Clenes & Cley (e amigos), além dos apreciáveis sons dos músicos/sonoplastas que se dispõem a abrilhantar ainda mais o evento.

Tais representações artísticas têm o objetivo de atrair a atenção dos xapurienses para a necessidade de maior valorização de sua história – e nada mais ideal do que fazer isso através dos criativos e brilhantes artistas locais que tanto batalham no luta incansável da arte da vida xapuriense/brasileira.

A programação que iniciou dia 18/05 (e se encerrará dia 22/05) – sempre às 09:30h e às 15:30h – já conta com cerca de 1000 espectadores.

Também faz parte da Semana de Museus a exposição Referências Culturais de Xapuri, com diversas fotos que contam visualmente a história da diversidade de cultura do município.

Esse modo especial de fazer arte dentro do Museu do Xapury é uma característica marcante da instituição desde 2006 e certamente entrará para o livro da história especial da cidade, escrito pelos artistas fazedores não apenas de arte mas da vida vibrante da ímpar Xapuri.

Ainda dá tempo de prestigiar!

Fotos:
*1 - Espetáculo 'Dona Baratinha' - Grupo de Teatro Poronga de Xapuri - de Clenes Alves;
*2 - Mesmo espetáculo - de Caticilene Rodrigues.

Comentários

Thony Christian disse…
Pena não ter podido assistir...

Vi a programação em um folder que peguei aqui em Rio Branco e fiquei babando.
:(

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional da Animação 2015