quarta-feira, 23 de setembro de 2015

9ª Primavera dos Museus tem como proposta pensar as raizes do Brasil



A 9ª edição da “Primavera dos Museus” está abrilhantando os espaços museológicos em todo o país. A iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus para incentivar a visitação pública ao acervo nacional tem, neste ano, os índios como tema das exposições.
A proposta é trazer uma ressignificação da contribuição das raízes do Brasil para o povo brasileiro e contribuir também para pensar daqui pra frente. A ideia dessa temporada cultural é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros.
Este é mais um ano em que os espaços museológicos de Xapuri estão inseridos na programação nacional com eventos que destacam a cultura local e dão mais vida aos museus locais.
Confira a programação:


Museu do Xapury

De 21 a 26 de setembro
Visita Guiada
Visita guiada ao acervo do Museu do Xapury – de responsabilidade dos guias.
Horário: das 08h às 18h.


Dia 24 de setembro
Apresentação de Contação de histórias
Contos & Recontos de Xapuri
Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri
Horário: 09h


Dia 25 de setembro
Espetáculo Teatral

Se ela dança eu danço
Cia Arte na Ruína
Horário: 15h


Espaços de Memória Chico Mendes
De 21 a 26 de setembro
Visita Guiada
Visita Guiada aos Espaços de Memória Chico Mendes: Casa de Chico Mendes, Me­morial do Seringueiro e Fundação Chico Mendes - de responsabilidade dos Guias locais.
Horário: Das 08h às 18h.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Um poema em cada árvore 2015. É hoje!


Hoje, 21 de setembro, dia da árvore, na cidade de Xapuri, você encontra o “Um poema em cada árvore”, uma iniciativa de incentivo à leitura que mobiliza centenas de cidades pelo Brasil com a doce tarefa de espalhar poemas para o público em geral.
Assim, da Rua 24 de Janeiro até a Praça São Gabriel, se perca nos deliciosos poemas nas árvores da terrinha – uma parceria entre Instituto Psia (de Minas Gerais) e Cia Arte na Ruína.


Sobre o Um poema em cada árvore

O Um poema em cada árvore é uma iniciativa de incentivo à leitura realizada mensalmente desde agosto de 2010 na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais.
Idealizada pelo poeta Marcelo Rocha e realizada pelo Instituto Psia, a iniciativa caracteriza-se por utilizar as árvores como suporte para a leitura, pendurando mensalmente poemas de poetas desconhecidos do grande público nos oitis valadarenses.

Mais de 2500 poetas já tiveram seus poemas pendurados nas árvores brasileiras através do Um poema em cada árvore.
132 cidades brasileiras já realizaram o Um poema em cada árvore.
Milhares de pessoas de todas as regiões do Brasil já tiveram contato com a leitura através desta iniciativa.

O Um poema em cada árvore foi uma das iniciativas finalistas do Prêmio Vivaleitura 2011 e 2014, premiação concedida pela OEI - Organização dos Estados Ibero-Americanos, Ministério da Educação e Ministério da Cultura.