terça-feira, 30 de setembro de 2014

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Primavera dos Museus - 8ª edição


 
De 22 a 28 de setembro, 761 museus e outras instituições culturais provem uma programação especial como mais de 2400 eventos, como exposições, visitas guiadas, palestras, exibição de filme, entre outros – É a Primavera dos Museus, em sua 8ª Edição.

A Primavera dos Museus tem o propósito de mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de concentração de suas programações em torno de um mesmo tema, sensibilizando os museus e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade, estimulando a visitação a museus e incentivar a aproximação entre sociedade e museus.

Com o tema Museus Criativos, a Primavera dos Museus desse ano tem a intenção de estimular a manutenção e desenvolvimento de cada museu na exploração de sua capacidade de inovar – seja por meio da modernização da gestão, diversidade de iniciativas ou ampliação da presença no território em que se acha inserido, garantindo assim um maior acesso das populações à cultura.

 

Primavera dos Museus em Xapuri

2014 é mais um ano em que a Primavera dos Museus se realiza em Xapuri, tendo uma ampla programação e demonstrando a capacidade criativa dos espaços museológicos.
Não deixe de conferir a nossa programação:

ESPAÇOS DE MEMÓRIA CHICO MENDES
RUA DR. BATISTA DE MORAIS, 10 - CENTRO


22/09/2014 a 27/09/2014 - 08h às 18h
VISITA GUIADA com: Caroliner Alves, Katrine Silva, Genilson Marinho e Elkelane Ferreira.
Local: Espaços de Memória Chico Mendes: Casa de Chico Mendes, Fundação Chico Mendes e Casa do Artesão.



MUSEU CASA BRANCA
RUA 17 DE NOVEMBRO, 287 - CENTRO

22/09/2014 a 26/09/2014 - 08h às 18h
VISITA GUIADA - Acervo do Museu Casa Branca.

26/09/2014 - 19h30 às 20h
ESPETÁCULO TEATRAL - Stand Up Vovó Chiquita
Aparece e Acontece. Direção e roteiro: Clenes
Guerreiro.

26/09/2014 - 19h às 19h30
ESPETÁCULO TEATRAL - Se ela dança eu danço.
Apresentação da Cia. Arte na Ruína. Direção de Clenes Guerreiro e Cildo Aquino.



MUSEU DO XAPURY
RUA CORONEL BRANDÃO, 156 - CENTRO

22/09/2014 a 27/09/2014 - 08h às 18h
VISITA GUIADA com: João Gabriel Fontana e Paula Janini Menezes.

25/09/2014 - 09h30 às 10h
APRESENTAÇÃO - Contos Recontos de Xapuri. Contação de Histórias. Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri - Direção de Clenes Guerreiro.

25/09/2014 - 15h30 às 16h
EXIBIÇÃO DE FILME - Arte na Ruína. Curta-metragem.
Direção de Wagner San e Clenes Guerreiro.

26/09/2014 - 15h30 às 16h
ESPETÁCULO TEATRAL - Se ela dança eu danço.
Realização: Cia. Arte na Ruína. Direção de Clenes Guerreiro e Cildo Aquino.

26/09/2014 - 09h30 às 10h
EXIBIÇÃO DE FILME - Arte na Ruína. Curta-metragem.
Direção de Wagner San e Clenes Guerreiro.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Um Poema em cada árvore - em Xapuri

Em celebração ao Dia da árvore e ao início da Primavera, o Um poema em cada árvore  aconteceu em  60 cidades brasileiras nos dias 21 e 22 de setembro.

Através de uma mobilização nacional uma rede de poetas, educadores, estudantes, agentes culturais e sociais estiveram empenhados em levar a poesia aonde o povo está.


O Um poema em cada árvore é uma iniciativa de incentivo à leitura realizada mensalmente desde agosto de 2010 na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais.


Idealizada pelo poeta Marcelo Rocha e realizada pelo Instituto Psia, a iniciativa caracteriza-se por utilizar as árvores como suporte para a leitura, pendurando mensalmente poemas de poetas desconhecidos do grande público nos oitis valadarenses.


Com a mobilização deste ano o Um poema em cada árvore chegou ao quantitativo de 131 cidades brasileiras que receberam esta ação de incentivo à leitura em seus 4 anos de existência.


Mais de 2 mil poetas já tiveram seus poemas pendurados nas árvores brasileiras através do Um poema em cada árvore.


O Um poema em cada árvore foi uma das iniciativas finalistas do Prêmio Vivaleitura 2011 e, premiação concedida pela OEI - Organização dos Estados Ibero-Americanos.

Edição 2014 – Xapuri


Em Xapuri, o Um poema em cada árvore foi realizado no dia 21 de setembro, utilizando-se, para tal, as árvores do Bairro Pantanal, da Praça São Gabriel e da entrada do Bairro Sibéria, sob a coordenação de Clenes Guerreiro, resultado de uma parceria entre a Companhia Arte na Ruína e do Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri.


Esta foi uma forma encontrada para construir novos espaços de fruição poética, ampliar o acesso da população à poesia e colocar o trabalho de poetas contemporâneos em contato com novos públicos – e, evidentemente, o município não poderia ficar de fora dessa inclusão poética.


Fotos:
1 - Chamada de Um poema em cada árvore - Instituto Psia;
2 - Poema exposto na Praça São Gabriel - Clenes Guerreiro.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Curso de História e Geografia do Acre é ministrado em Xapuri


Dentre os dias 16 e 18 de setembro, isto é, de hoje até quinta-feira, ocorre em Xapuri o curso  História e Geografia do Acre, no Centro Estadual de Educação Permanente (CEDUP), das 8h às 12h.
O curso é resultado de um processo de formação e extensão previsto dentro do cargo de Gestor de Políticas Públicas, cujos aprovados assumiram no ano de 2006 e que conta com uma série de requisitos que se prolongam ao longo da atuação desses profissionais junto aos mais diversificados órgãos em todo o Estado do Acre.
Em Xapuri, a parte de história está sendo ministrada por Caticilene Rodrigues e Doaine Nogueira Brito, formadas em História, e Maria Auxiliadora Sena Castro, formada em Geografia, todas pela Universidade Federal do Acre.
Com público de 25 participantes – representantes do corpo administrativo das escolas da rede estadual de Xapuri, alunos do Instituto Federal de Educação do Acre (IFAC), Universidade Federal do Acre (UFAC), guias dos Espaços de Memória de Chico Mendes, alunos da Escola Anthero Soares Bezerra e funcionários públicos – o curso pretende enriquecer os saberes históricos e geográficos das mais variadas representações da princesinha do Acre.

Foto: da esquerda para a direita: Doaine, Maria Auxiliadora e Caticilene - por Clenes Guerreiro.