quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Quintais Literários: apresentação no mês das crianças

 

No último sábado, dia 27 de outubro, o quintal de Clenes Guerreiro, localizado na Rua Petrônio Rodrigues, 574, Bairro Jiquiá, se transformou em um centro artístico-literário, com a participação de crianças e adolescentes que moram nos arredores.

Dentre as atrações da ensolarada e quente tarde daquele sábado estavam: contação de histórias com o Grupo Fuxico, exibição de filmes infantis, brincadeiras de roda e leituras dramatizadas e coletivas.

Essa ação é financiada pelo PreCult 2011, Edital de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Acre, por meio da Fundação Elias Mansour, em parceria com o Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri e da Cia Arte na Ruína - além da Fundação Biblioteca Nacional, que viabilizou centenas de títulos de livros, possibilitando o sucesso da mobilização cultural.

O Quintais Literários foi finalista do Prêmio VivaLeitura 2011 e com o projeto aprovado no PreCult 2011 viabilizará apresentações em muitos outros quintais nos próximos meses.

Fotos: 
1 - Por Ariúxa Rodrigues;
2 - Por Clenes Guerreiro.

Grupo Fuxico apresenta em comemoração ao Dia das Crianças

O Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri foi uma das atrações na comemoração do Dia das Crianças no Centro Espírita do Bairro Laranjal. 

O evento foi realizado no dia 20 de outubro, com início às 8:30h, com crianças do Bairro Laranjal e arredores, com muita música, contação de histórias, brincadeiras e comidas do agrado dos pequenos, o evento contou com cerca de 200 participantes e 20 executadores (dentre animadores, contadores de histórias, cozinheiras, dentre outros profissionais que abrilhantaram a festa).

Essa comemoração já acontece há mais de 2 anos, viabilizada por meio de colaboradores e voluntários, e vem se tornando uma das saudáveis tradições do município de Xapuri - já carente de manifestações semelhantes.

O Grupo Fuxico, especialmente convidado, levou 5 contadores de histórias e foi uma das atrações que fizeram a animação da comemoração do Dia das Crianças.


Fotos:
1 - Grupo Fuxico com os representantes do Centro Espírita - por Willis Martins;
2 - Atividades com as crianças - por Clenes Guerreiro.

A arte contemporânea de Clementino Almeida e Mardilson Torres na Galeria Juvenal Antunes, em Rio Branco

Por André Gonzaga

Com cerca de 40 retratos, Clementino Almeida e Mardilson Torres inauguram a exposição “Mitos”, no dia 3 de novembro, na Galeria de Arte Juvenal Antunes. As obras representam figuras conhecidas em nível local e até mesmo internacional, como Hélio Melo, Chico Mendes, Marina Silva, Carmem Miranda, Frida Kahlo, Charles Chaplin, Jimi Hendrix, Dalai Lama e Jesus Cristo.
Os retratos possuem características da escola expressionista, com pinceladas bem soltas e muito coloridas. Algumas peças possuem até, literalmente, um brilho próprio. É que os artistas utilizaram tintas fluorescentes para garantir um destaque e fugir do convencional. O tempo de produção foi de apenas dois meses.

Sobre os artistas
Clementino desenvolve suas habilidades desde criança, no Seringal Bom Lugar, em Xapuri. Fez trabalhos publicitários, atuou como desenhista ilustrador para livros e cartilhas didáticas, participou de várias edições do Salão Hélio Melo de Artes Plásticas, e teve suas obras vendidas para países como Chile, Canadá, Dinamarca e Eslovênia, além de outros Estados do Brasil.
Diferentemente do amigo, é a primeira exposição de Mardilson, do Bujari, o menino que usava o irmão mais velho como modelo para desenvolver o seu tracejado. Os gibis e as histórias em quadrinhos também serviram para o treino e, por volta dos 8 anos, ele já reproduzia os famosos personagens da Marvel Comics, como o Homem-Aranha e o Capitão América.
Buscando a capacitação, ambos participaram de várias oficinas e cursos, incluindo até  mesmo o Instituto Universal Brasileiro, por correspondência. Estudaram na Usina de Arte João Donato e ainda graduaram-se no curso de artes visuais, a distância, da Universidade de Brasília (UnB).

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Simulado ENEM - Inscrições abertas

Uma ótima oportunidade para quem vai fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é testar seus conhecimentos no simulado, disponibilizado pela Revista Veja.


Nos dias 20 e 21 de outubro, VEJA realiza em parceria com o Anglo Vestibulares o segundo simulado do Enem na internet. A prova reproduzirá as condições do exame, como duração, número de questões e áreas de abrangência (não haverá redação). 
O gabarito e os resultados dos participantes serão divulgados no site de VEJA. As inscrições, em número limitado, são gratuitas e estão abertas até o dia 14 de outubro.

Os interessados podem entrar e fazer o cadastro no site da Veja.

Marcinho Miranda é o novo Prefeito



Marcinho Miranda foi eleito Prefeito em Xapuri pelo PSDB na coligação Juntos para Mudar.

Prefeito

Nome: Marcio Pereira Miranda
Mais conhecido como: Marcinho Miranda
Idade: 37 anos (20/04/1975)
Naturalidade: Xapuri/AC
Estado Civil: Casado(A)
Ocupação: Outros
Escolaridade: Ensino Médio Completo




Vice

Nome: Aylton Neves Menezes
Mais conhecido como: Aylton Menezes
Idade: 48 anos (25/06/1964)
Naturalidade: Xapuri/AC
Estado Civil: Casado(A)
Ocupação: Servidor Público Estadual
Escolaridade: Superior Completo





Votação: 4.203 Votos (47,97%).

Partido: Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB
Coligação: Juntos para Mudar (PP / PMDB / PSDC / PSDB / PSD)

 As informações são do site eleições2012.