Postagens

Mostrando postagens de Junho, 2012

Agenda Cultural: Exposição no Museu do Xapury

Imagem
 Ainda dá tempo de visitar

Faça como esses dois espertos garotinhos e visite a exposição 'Contatos Transvisuais Amazônicos', receba um belo guiamento - realizado pelos guias do local - e interaja com as obras de artistas regionais.
Esse é o último final de semana que a exposição ficará no Museu do Xapury - não deixe de ir!

Foto: Clenes Guerreiro.

São João do Guarani

Imagem
Há tempos os povos das florestas de Xapuri são conhecidos por sua fé, caracterizada por meio de suas crenças nas mais diferentes forças da natureza e nos santos que tem sua história entranhada no imaginário dos moradores da mata.
Um exemplo bastante conhecido é São João do Guarani, que tem seu dia comemorado no mesmo dia de São João bíblico, em 24 de junho.
Todo ano nesse dia, milhares de pessoas – não só xapurienses mas devotos de diversos estados brasileiros e até mesmo de outros países – se dirigem ao Seringal Boa Vista, colocação de mesmo nome, para rezar, acender velas e pagar as promessas feitas em momentos de extrema necessidade.
Continue lendo clicando aqui e aqui
A foto é de Talita Oliveira.

Exposição no Museu do Xapury

Imagem
Extraordinariamente, a exposição “Contatos Transvisuais Amazônicos", que fazia parte da programação da 10ª Semana Nacional de Museus, prevista para ser retirada no final de maio, ficará aberta a público até o dia 30 de junho, no Museu do Xapury.
Essa é a última oportunidade para que estudantes, professores e comunidade em geral visitem as telas de renomados artistas que se inspiraram nas paisagens e personagens amazônicos para se expressar através das tintas de sua Arte.
A exposição conta com telas de grandes nomes como Wagner San e Rivasplata, podendo ser visitada de segunda-feira a sábado das 8h às 18h e domingo das 9h às 13h.
O Museu do Xapury fica localizado no Centro de Xapuri, Rua Cel. Brandão, nº 156. Visitas de grupos podem ser agendadas pelo telefone (68)3542-3054.
As fotos são do acervo do Museu do Xapury.

Processo Seletivo para Cursos do IFAC

Imagem
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre –IFAC abre nesta segunda-feira, dia 18 de junho, processos seletivos para ingresso em cursos técnicos e superiores para o segundo semestre de 2012. Estão sendo oferecidos mais de 600 vagas para os campi de Rio Branco e Xapuri. As inscrições e os cursos são gratuitos. 


Para Xapuri serão oferecidos apenas cursos técnicos de Química, Agroecologia e Meio Ambiente, com 40 vagas para cada.


O processo seletivo do IFAC 2012/2 para cursos técnicos se dará por meio de sorteio público a ser realizado no dia 04 de julho de 2012 em local a ser divulgado pelo site do IFAC.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de junho.
Sobre os Cursos: Curso Técnico Subsequente de Agroecologia O Curso Técnico em Agroecologia objetiva formar profissionais capazes de atuar em sistemas de produção agropecuária e extrativista fundamentados em princípios agroecológicos e técnicas de sistemas orgânicos de produção; desenvolver ações integradas unindo a pr…

TRE realiza Seminário Eleitoral em Xapuri

Registro de candidatura, propaganda eleitoral, prestação de contas, crimes eleitorais e captação de recurso de campanha. Estes são os temas a serem abordados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) durante o Seminário Eleitoral que irá promover em Xapuri (2ª Zona) amanhã, dia 22 de junho, a partir das 8h30min, no auditório da Escola Anthero Soares Bezerra.
O evento será realizado por meio da Escola Judiciária Eleitoral com o apoio da 2ª Zona, e terá como palestrantes juízes e promotores eleitorais, além dos servidores do TRE-AC. O objetivo é orientar pré-candidatos, dirigentes partidários, advogados, acadêmicos de Direito e demais interessados nos principais temas das eleições.
O primeiro município a receber o Seminário foi Feijó, sede da 7ª Zona Eleitoral. Lá, o evento ocorrereu no dia 16, seguido de Cruzeiro do Sul (4ª Zona) no dia 18, e Sena Madureira (3ª Zona) no dia 20. Brasiléia (6ª Zona) receberá o evento no dia 23. No dia 26 será a vez do município de Tarauacá (5ª Z…

É festa do outro lado do rio

Imagem

Meus amigos

Imagem
Cara, Deus me deu um presentão. Claro que sou como todo mundo que acha que a mãe é uma amiga insubstituível e coisa e tal, mas O-Cara-Lá-de-Cima realmente me deu  um presentão: os amigos do teatro e meu melhor amigo: Clenes.
Nossa, o Clenes é um amigo e tanto! A gente já brigou, já se odiou, já fizemos mil loucuras juntos, já ficamos de pileque, um cuidou do outro... acho que nossa caminhada juntos vem de outras vidas... acho que na vida passada ele era um macaco e eu uma cutia, e éramos irmãos desde já.
As pessoas dizem que não temos amigos de verdade. Acho que quem fala isso é porque nunca teve um. Ou nunca foi um.
Tenho um outro amigo que é tudo de bom também: o Cildo, meu namorido! É, ele é meu namorado, meu marido, meu amigo! Essa cumplicidade é muito boa.
Aliás, acho que o segredo pra uma amizade dar certo é atribuir várias funções a esses amigos... deixe-os fazer parte da sua vida completamente... e se sinta, claro, completa (como eu!).

Do livro "Páginas da minha vida&quo…

Casa de Chico Mendes recebe oficina sobre patrimônio e preservação

Imagem
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Acre (IPHAN-AC) realizou na última quarta-feira, dia 6 de junho, a oficina Casa de Chico Mendes: patrimônio e preservação. O evento contou com o apoio do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour – DPHC/FEM do Governo do Acre, da Prefeitura Municipal de Xapuri e da Fundação Chico Mendes.
A oficina trouxe discussões importantes sobre a preservação da casa, com ações desenvolvidas tanto pelo poder público quanto pela sociedade civil, além da declaração da edificação como bem cultural brasileiro e acreano.

O IPHAN-AC possui diversas ações em execução a serem implantadas em Xapuri. A oficina foi mais uma oportunidade para promover o diálogo aberto com a comunidade, realizando ações educativas e levantando informações sobre a preservação do patrimônio cultural da cidade.
A Casa de Chico Mendes foi tombada em 2008 pelo IPHAN, em função do valor da história de vida de seu mora…

Flamengo Master joga em Xapuri

Imagem
Nesta sexta-feira, 8 de junho de 2012, os grandes craques do flamengo masters do Rio de Janeiro, vão participar de um amistoso no município de Xapuri. O máster do Flamengo é composto por vários campeões mundiais de 1981, entre eles Nunes, Adílio e outros.
O prefeito de Xapuri Bira Vasconcelos destaca a expectativa é fazer uma grande festa para receber a equipe que fez muita gente se apaixonar pelo flamengo: "Esse time é aquele que fez muita gente se apaixonar pelo Flamengo, eu mesmo passei a torcer pelo Flamengo quando foi campeão do mundo, com Adílio, Andrade, Nunes, o próprio Zico".
O Flamengo vai jogar contra combinado de máster de Xapuri, no qual participa o prefeito da cidade Bira Vasconcelos.
As informações são do portal ACNotícias.

Casa de Chico Mendes: patrimônio e preservação

Imagem
Com o apoio do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour – DPHC/FEM do Governo do Estado do Acre, da Prefeitura Municipal de Xapuri e da Fundação Chico Mendes, a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Acre IPHAN-AC do Ministério da Cultura convida para Oficina Casa de Chico Mendes: patrimônio e preservação. Serão discutidas as questões não apenas de declaração da edificação como bem cultural brasileiro e acriano, mas também como a sua preservação pode ocorrer, tanto pelo poder público, quanto pela participação efetiva da sociedade civil nesse processo. A Oficina será a ação inaugural de diálogo com os “agentes” de preservação do patrimônio cultural compreendidos entre gestores públicos, funcionários e estagiários das casas de memória da cidade, estudantes, moradores da área de entorno da Casa de Chico Mendes, bem como a sociedade em geral. O IPHAN-AC possui diversas ações em execução e a sere…

É como diz na imagem...

Imagem
Leia mais no blog Xapuri em destaque.
A imagem foi retirada do perfil no Facebook de Sandra Souza.

Grupo de teatro amador do IFAC se apresenta em Florianópolis

Imagem
O espetáculo “Empate: vida e morte de Chico Mendes” foi uma das atrações do II Fórum Mundial da Educação Profissional e tecnológica, realizado em Florianópolis, Santa Catarina, fazendo parte da programação cultural do evento.
A apresentação, realizada no último dia 30 de maio, conta com a participação de alunos e ex-alunos do Instituto Federal do Acre – Campus Xapuri e é dirigido por Laudo Natel e texto de Amarildo Ferreira, encena uma parte da vida do seringueiro Chico Mendes e sua luta junto aos povos da floresta, verdadeiros guerreiros de Xapuri.
Anteriormente, ‘Empate: vida e morte de Chico Mendes’ foi montada em 1999 pelo Grupo Poronga, se apresentando em diversos festivais de teatro estaduais e cidades acreanas. O texto é uma versão simplificada da trajetória de Chico Mendes e sua gente, mostrando os empates, fruto dos conflitos com os sulistas que vieram para o Acre, na década de 1970, com o objetivo de transformar os antigos seringais em fazendas para a criação de gado.
Atualment…