Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de março, 2012

Programação do I Encontrão dos Filhos e Amigos de Xapuri

A arte é de Alan Ferreira.

Xapuri: Resumo Histórico

Xapuri, que está na desombocadura do Rio que lhe deu nome, com o Rio Acre, sempre teve destaque na história do Acre e da Amazônia. Durante os períodos conhecidos como "ciclos da borracha", era a principal referência (em termos sociais e culturais) do Acre em outras regiões do país. Na época movida e dirigida por famílias de comerciantes de origem sírio-libanesa, o município esbanjava luxo no pequeno centro urbano, e ocultava a situação de miséria social a que eram submetidas as famílias que moravam no interior da floresta extraindo o látex. A partir da década de 1970, o município volta a chamar atenção devido à denuncias feitas pelo líder sindical Chico Mendes. Ligado á causa dos trabalhadores rurais, Chico Mendes é assassinado em 1988, mas deixa um legado importantíssimo na história do movimento ecológico mundial. Por esses motivos, é uma das cidades mais conhecidas do mundo. A imagem é do Google Maps e o texto é do site Ecoviagem .

Parabéns, Xapuri!

No Dia Mundial da Água, Xapuri festeja o seu 107º aniversário. Mais informações sobre a programação comemorativa no blog Xapuri em destaque .

Dia do Contador de Histórias

Comemorado em 20 de março, o Dia do Contador de Histórias nasceu na Suíça, em 1991, e foi sendo aderido por diversos países ao longo dos anos - incluindo o Brasil. Tal dia é o reconhecimento à arte de mexer com a imaginação através da tradição da narrativa oral. Em Xapuri são muitos os contadores de histórias que, juntamente com todo um específico trajeto de vida, trouxeram consigo experiências, vivências, lutas, lendas e mistérios, os ditos "causos" , que se misturaram às palavras já contadas por essas bandas, criando um jeito novo de narrar - assim são os contos recontados de verdadeiros guerreiros do interior amazônico. Quem já não se encantou com as histórias contadas por seus pais ou avós, no final da tarde, com um viciante cafuné, que se mesclava com os sonhos surreais da imaginação 'amigada' com a ludicidade do contar histórias e seu jeitinho todo especial de se fazer palavras? Essa tradição ganhou importante relevância ao fazer parceria com o Teatro e se fez

Dia Nacional da Poesia - Um poema em cada árvore

Homenageando o Dia da Poesia, foram pendurados poemas nas árvores de Xapuri e Rio Branco (AC) e Governador Valadares (MG). Um poema em cada árvore é um projeto idealizado pelo músico e poeta Marcelo Rocha (MG) e, pela primeira vez, foi levado para fora dos territórios mineiros, em um intercâmbio cultural com o Acre. Aqui, seus responsáveis são Clenes Guerreiro (Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri), Cleilson Alves (Cia. Arte na Ruína/ Xapuri) e Rodrigo Garcia (Grupo Teatral Floresta/ Rio Branco). Dos 31 poemas, de 31 poetas de 8 estados e 1 do Japão, 5 são da terrinha, dos nossos artistas locais. As fotos demonstram que para apreciar a poesia, independente de seu nível social, escolaridade ou faixa etária, é só se habilitar, no Dia de hoje, chegando próximo a uma árvore - seja do Acre ou de Minas Gerais.

Dia Nacional da Poesia marca intercâmbio entre Acre e Minas Gerais

Amanhã será um lindo dia. Não simplesmente porque é o Dia Nacional da Poesia, mas por ser o dia em que Xapuri e Rio Branco, nosso Acre, terão a oportunidade de conhecer o que Governador Valadares, em Minas Gerais, já conhece desde 2010: a poesia. Não, não simplesmente a poesia, mas ' Um poema em cada árvore '. Isso mesmo. Como o próprio nome já diz: é um poema pendurado na árvore que tanto já estamos acostumados a admirar e preservar. O projeto Um poema em cada árvore é de autoria do poeta Marcelo Rocha e, desde seu início, já teve 16 edições, participando poetas de diversos estados brasileiros, selecionados através do Instituto Psia, enviados via e-mail, pendurados, fotografados - tendo seus registros novamente enviados aos seus autores, via e-mail. E, para homenagear o Dia da Poesia, Agentes Culturais do Acre e de Minas Gerais resolveram se unir para fazer um intercâmbio cultural e simultâneo em três cidades brasileiras: Xapuri e Rio Branco (AC) e Governador Valadares (MG).

Procuram-se poemas e poesias

Se você escreve poemas ou poesias, nasceu no Acre, preferencialmente em Xapuri, é quem estamos procurando. Em uma ação coletiva e simultânea, a se realizar no Acre e em Minas Gerais, estamos procurando textos de pessoas que escrevem e são, muitas vezes, desconhecidas do público em geral. O evento coletivo é uma parceria entre o Instituto Psia, de Governador Valadares (MG), Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri e Cia. Arte na Ruína, de Xapuri (AC) e Grupo Teatral Floresta, de Rio Branco (AC), e terão expostos poemas e poesias de artistas de várias cidades brasileiras, no próximo dia 14 de março, dia da poesia. Os textos necessitam ter, no máximo, uma página digitada, no tamanho 16, fonte Arial, espaçamento simples. Interessados podem enviar seus textos para o e-mail para clen_alves@hotmail.com até a tarde de hoje. Maiores informações serão postadas aqui posteriormente - e todos os e-mails serão respondidos. A ilustração é do blog Vida Poema Eterno .

E dá-lhe Bodão

Destaque no Rio de Janeiro, a 28ª edição do Shooto Brasil, evento produzido pelo treinador Dedé Pederneiras, contou, neste sábado, com três lutas internacionais. Evento que passaria quase despercebido na Princesinha se não fosse por um dos combates - o segundo da noite - ser de Francimar "Bodão" com o português Falcon Neto, em que o brasileiro venceu por finalização, aplicando uma bonita e eficiente guilhotina, aos 3min e 15s do primeiro round. Conhecido como o nocaute mais rápido da história do MMA, Bodão tem feito bonito nos ringues em que tem subido, mostrando a raça e o espírito guerreiro daqueles que nasceram na terra dos lutadores - de todos os ramos. Leia mais no site do SporTV . A foto, em que Bodão comemora sua vitória no ringue do shooto, é de Ana Hissa, do canal SporTV.

DETRAN/AC exalta a mulher

Amplamente divulgado nas redes sociais, o baner de divulgação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher criado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Acre - DETRAN - destaca a prudência das mulheres ao volante e diz que com elas o trânsito fica mais... charmoso. De muito bom gosto! Leia uma matéria exclusiva sobre elas clicando aqui!

Curso de Marcenaria Básica com inscrições abertas

O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional Dom Moacyr fará seleção de 24 vagas para o Curso de Marcenaria Básica com Gestão Cooperativista, a ser realizada no Pólo Moveleiro de Xapuri. A formação profissional para essa área busca atender as políticas de inclusão social que tem como foco a promoção do protagonismo e do empreendedorismo social entre jovens em situação de risco e vulnerabilidade social. Nesse contexto a oferta de cursos atenderá a qualificação profissional no setor da construção civil para garantir a melhor distribuição de renda, diminuição da pobreza e inclusão social. Esses cursos destinam-se a jovens e adultos trabalhadores e desempregados. DOS REQUISITOS DE ACESSO Os candidatos devem, obrigatoriamente: a) Ter experiência no ramo de movelaria; b) Ter idade mínima de 18 anos; c) Ter concluído a 4ª série do Ensino Fundamental; PARA AS INSCRIÇÕES Os interessados devem: a)Apresentar documento que comprove o cadastramento no CADÚnico; b)Apr

Dia Internacional da Mulher

Corrente na internet propaga suposto cancelamento de CNHs vencidas

Texto afirma que se CNH não for renovada no prazo de 30 dias, condutor estará sujeito a refazer habilitação Uma mensagem em massa propagada para internautas do país repassa uma falsa informação sobre o risco de cancelamento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O texto da corrente descreve que novas regras foram criadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e que, se o documento não for renovado no prazo de 30 dias, o condutor estará sujeito a ter que reiniciar o processo de habilitação, incluindo a realização do exame psicotécnico. O corregedor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Fábio Ferreira, explica que a carteira de habilitação pode ser renovada a qualquer tempo, de acordo com o que preconiza o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Os exames médico e oftalmológico são obrigatórios a todos os condutores que efetuam a renovação de seu prontuário. Porém, o psicotécnico se restringe aos processos de primeira habilitação e aos condutores que de