domingo, 25 de setembro de 2011

Teatro e Contação de Histórias

Espetáculo Teatral e de Contação de Histórias no Museu do Xapury

No último dia 21 de setembro, dia da árvore, foi apresentado, dentro da programação da 5ª Primavera dos Museus o espetáculo teatral "Olê, Mulher Rendeira", com direção de Rodrigo Garcia, coordenador do Grupo Teatral Floresta (de Rio Branco) e Clenes Guerreiro, coordenador do Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri.

Sinopse: O espetáculo, parceria entre os dois grupos, conta a história de Maria Taboca, uma garota órfã que sai do seringal para ganhar a vida na cidade. Cheia de sonhos, Maria vai costurando seu destino com muita luta, garra e determinação, transformando a tragetória de vida em uma comédia empolgante e cheia de participação dos espectadores - que passam a ser até personagens do enredo ao longo da apresentação.

Atores: Álder Járede D'Ávila, Clenes Guerreiro, Jairo Moreira, Renan Moreira, Rodrigo Garcia.
Sonoplasta: Bismarque Melo.
Participação especial: Espectadores.

No mesmo dia foi apresentado o Espetáculo de Contação de "Histórias da Vovó", com histórias regionais criteriosamente escolhidas pelo Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri, sob direção de Clenes Guerreiro.
As apresentações ocorreram de manhã (a partir das 09:30h) e à tarde (a partir das 15:30h), no Museu do Xapury, localizado à Rua Cel. Brandão, 156, Centro.
Entre os espectadores estavam alunos da rede estadual de educação - Escola Anthero Soares Bezerra e Escola Divina Providência - com ativa participação na animação do dia dedicado aos trabalhos teatrais.

Fotos:
*1 - Atores com platéia - de Myrla Hanna;
*2 - Atores com platéia - de Mariana Mathias;
*3 - Mulher Rendeira - de Bismarque Melo;
*4 - Maria Taboca e seu grande amor - de Caticilene Rodrigues.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Informe sobre a Programação da 5ª Primavera dos Museus

Em decorrência de motivos de força maior, o Museu do Xapury informa que os eventos previstos dentro da Programação da 5ª Primavera dos Museus foram adiados para amanhã, quarta-feira, 21 de setembro.
Informa-se ainda que a programação é a seguinte:

Apresentação de Espetáculo Teatral

Olê, Mulher rendeira

Grupo Teatral Floresta e Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri

Direção: Rodrigo Garcia e Clenes Guerreiro

Às 09:30h e às 15:30h


Apresentação de Contação de Histórias

Histórias da Vovó

Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri

Às 10h e às 16h


Portanto, todos estão novamente convidados a prestigiar os artistas de Rio Branco e os de Xapuri.
Não percam!

Primeiro dia da 5ª Primavera dos Museus em Xapuri

A Programação atraiu alunos, professores e comunidade
O primeiro dia da 5ª Primavera de Museus contou a com a participação de turmas das Escolas da Rede Estadual de Educação, principalmente Anthero Soares Bezerra e Plácido de Castro, tradicionais Instituições de Ensino e gabaritadas, além da comunidade em geral.
A programação contou com a abertura, realizada pela coordenadora do Museu do Xapury, Caticilene Rodrigues, seguida de exibição dos curtas de animação - 'Como comer um elefante' e 'O Divino, de repente' (pela manhã) e 'Pássaros' e 'Kensho' (à tarde) - além de abrir os espaços museológicos (incluindo os Espaços de Memória Chico Mendes) à visitação guiada.
Os vídeos foram exibidos em duas sessões cada, no período da manhã, devido ao grande número de espectadores, além da reprise dos mesmos à tarde (além dos que já estavam previstos no roteiro programado) - tal fato se deu pelo sucesso, divulgado pelos espectadores dos primeiros, sendo necessário reapresentar, a pedidos eufóricos.
A equipe responsável pela execução do primeiro dia de eventos é registrada abaixo, na foto (Clenes, Mariana, Bismarque, Caticilene e Crisneuda, respectivamente - clicada por Mirla Hanna):
Os eventos continuam até a quarta-feira, mas as visitas guiadas ficam disponíveis até o próximo final de semana.

Fotos:
*1- Abertura da 5ª Primavera dos Museus - de Bismarque Melo;
*2 - Público - de Mariana Matias;
*3 - Equipe da 5ª Primavera - de Mirla Hanna.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

5ª Primavera dos Museus tem "Mulheres, Museus e Memórias" como tema

Ideia é valorizar a história e o papel da mulher no setor para sensibilizar as instituições de memória e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade

Da Agência de Notícias do Acre

cartazprimavera.jpgDiscutir gênero, a mulher e o feminino na contemporaneidade é o objetivo da 5ª Primavera dos Museus, com o tema "Mulheres, Museus e Memórias". O evento acontece em 310 cidades brasileiras, e no Acre duas cidades participam do projeto - Rio Branco e Xapuri -, com uma programação que acontece de 19 a 25 deste mês. O evento tem a parceria do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o apoio do governo do Estado, através do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura Elias Mansour.

Um dos focos é valorizar a história e o papel da mulher no setor, com o objetivo de sensibilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade. Uma ampla e diversificada programação movimentará a semana dedicada aos museus de todo o país. Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, mesas-redondas, visitas guiadas, atividades recreativas e exibições de filmes compõem a agenda.

Em Rio Branco, dois espaços de memória agregam a programação: o Theatro Hélio Melo e o Museu da Borracha. A abertura, que acontece nesta segunda-feira, às 19 horas, no Theatro Hélio Melo, traz para o debate o tema "O papel da mulher na construção da sociedade acreana: lutas, conquistas e sonhos". Quem compõe a mesa de debates é o diretor-presidente em exercício da Fundação de Cultura Elias Mansour, Assis Pereira, o chefe do Departamento Estadual de Patrimônio Histórico e Cultural, Liberalino Alves, e a professora-doutora da Universidade Federal do Acre Maria José Bezerra.

Nos dias 20, 21, 22 e 23 deste mês, às 19 horas, no Theatro Hélio acontece o ciclo de palestras. Com o tema "Educação de Seringueiros", o professor-doutor José Dourado de Souza, da Universidade Federal do Acre, abre o ciclo. Dia 21, Daniel da Silva Klein, mestre e doutorando da Universidade de São Paulo (USP), fala sobre o tema "A conquista de Rio Branco: possibilidades e novas ocupações". Dia 22, acontece a palestra "Mulheres e modos de vida na região Fronteiriça", com a mestre e doutoranda da USP Geórgia Pereira de Lima.

Fechando o ciclo, o tema "Mulheres, silêncios e não-ditos: O papel do Historiador na (re)significação da sociedade", com o mestre Vicente Gil, professor da Universidade Federal do Acre. No Museu da Borracha acontecerá a exposição Casa Rosa Mulher, contação de histórias com Rosangela Valle, exibição de filmes e visitas guiadas.

A 5ª Primavera dos Museus em Rio Branco encerra com participação de Iolanda Fleming, primeira mulher a assumir o cargo de governadora no Brasil, com solenidade no dia 23, 19 horas, no Theatro Hélio Melo.

Xapuri na 5ª Primavera dos Museus - Exibição de filmes, visitas guiadas, contação de histórias e apresentações teatrais fazem parte da programação da 5ª Primavera dos Museus, que será realizada no Museu do Xapury. O espaço de memória tem contribuído com os debates dos temas relacionados às programações nacionais, além de abrir o diálogo entre artistas, estudantes, autoridades, professores e o público em geral, transformando-se em palco para as mais diversas manifestações culturais. A programação acontecerá de 19 a 25 deste mês, das 8 às 18 horas.


Serviço:

O quê? 5ª Primavera de Museus
Onde? Theatro Hélio Melo (ciclo de palestras) e Museu da Borracha (programação cultural) - em Rio Branco
e Museu do Xapury - em Xapuri
Quando? 19 a 25 de setembro
Informações: Rio Branco (68) 3223-1202 e 92335532

Veja aqui a programação em Rio Branco

Data: 19/09/11
Museu da Borracha Geraldo Mesquita
14:00 às 18:00 - Visitas Guiadas
Local: Museu da Borracha
19:00 h: Abertura da 5ª Primavera dos Museus com participação especial do
presidente em exercício da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, Assis Pereira e do chefe do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural, Liberalino Alves que comporão a mesa juntamente com a professora doutora, Maria José Bezerra da Universidade Federal do Acre com o tema "O papel da mulher na construção da sociedade acreana: lutas, conquistas e sonhos".
Local: Teatro Hélio Melo


Data: 20/09/11
08:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00 h: Visitas Guiadas
15:00 h: Exibição do filme Mulheres do Brasil
Local: Museu da Borracha
19:00 h: Ciclo de debates com o professor Dr José Dourado de Souza da
Universidade Federal do Acre com o tema "Educação de Seringueiros" no
Teatro Hélio Melo.
Local: Teatro Hélio Melo


Data: 21/09/11
08:00 às 17:00h - Visitas Guiadas
15:00h Exibição do documentário acreano "Mulher".
Local: Museu da Borracha
19:00h Ciclo de debates, o mestre e Doutorando da USP Daniel da Silva Klein
com o tema "A conquista de Rio Branco: Possibilidades e novas ocupações
a partir de 1970" às 19:00h no Teatro Hélio Melo.
Local: Teatro Hélio Melo


Data:22/09/11
08:00 às 12:00h - Visitas guiadas
09:00 às 11:00h - Contação de Histórias com a contadora Rosângela Valle.
15:00h - Exposição Casa Rosa Mulher
Local: Museu da Borracha
19:00h - Palestra com a Mestre e Doutoranda da USP Geórgia Pereira de Lima
com o tema "Mulheres e modos de vida na região Fronteiriça".
Local: Teatro Hélio Melo


Data: 23/09/11
08:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00h - Visitas Guiadas
Local: Museu da Borracha
19:00h - Ciclo de debates Ms. Vicente Gil docente da Universidade Federal do
Acre - UFAC com o tema "Mulheres, silêncios e não-ditos: O papel do
Historiador na (re) significação da sociedade."
21:00h - Encerramento 5ª Primavera dos Museus com participação da
Primeira Governadora Brasileira Iolanda Fleming.
Local: Teatro Hélio Melo


Veja aqui a programação em Xapuri

De 19 a 25
Visita Guiada
Acervo do Museu do Xapury
Com as guias Mirla Hanna e Mariana Mathias
Das 08h às 18h


Dia 19
Exibição de filmes de animação
O Divino, De Repente - de Fábio Yamaji;
Como Comer um Elefante - de Jansen Raveira
9:30h
Pássaros - de Filipe Abranches;
Kensho - de Daniel Kang.
15:30h


Dia 20
Apresentação de Espetáculo Teatral
Olê, Mulher rendeira
Grupo Teatral Floresta e Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri
Direção: Rodrigo Garcia e Clenes Guerreiro
09:30h e às 15:30h
Apresentação de Contação de Histórias
Histórias da Vovó
Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri
10h e às 16h
(Todos os eventos acima serão realizados no Museu do Xapury)


De 19 a 25
Visita guiada
Com os guias: Bismarque Melo, Joicinara Ferreira, Mariane Buriti e Raylana Maria Melo
Local: Espaços: Casa Chico Mendes, Fundação Chico Mendes,
Memorial do Seringueiro, Café Regional e Casa do Artesão.
Agradecemos desde já a sua presença!

Pode ser conferido clicando aqui.

Mais curtas de animação são exibidos no Museu do Xapury

Continuidade da 5ª Primavera dos Museus

Mais dois curtas de animação são exibidos no Museu do Xapury, agora à tarde, dentro da Programação da 5ª Primavera dos Museus.
Os Curtas são internacionais e destinados a todos os públicos, disponíveis a partir das 15:30h.
Confira abaixo a sinopse dos filmes:

Pássaros - de Filipe Abranches
(Segundo informações do site Filmes Portugueses):
Tudo gira em volta de aves. Uma velha, torta e com um nariz em forma de bico, alimenta os seus pássaros no terraço. Na cozinha olha enternecida para a fotografia do filho. Em seguida prepara uma galinha que esquarteja para uma sopa. Senta-se e adormece com a panela ao lume.
Lá em baixo no pátio interior, surge o filho. É esguio e sem pescoço como um pinguim. O seu nariz rivaliza com o da mãe. Sobe as escadas e toca à campainha. A velhota recebe-o numa festa. Leva-o para a cozinha onde lhe serve uma canja repleta de miudezas de galinha. Mostra-lhe os pássaros lá fora. São numerosas as gaiolas de todos os feitios e tamanhos. Ele observa atentamente as aves…

Prêmios recebidos:
RESTART no IndieLisboa 2009


Kensho - de Daniel Kang
(Segundo informações do site da ABCA):
Um poema visual que começa como um dia normal na
vida de uma jovem, mas termina em catarse espiritual. Traduzindo para a mente o "verdadeiro eu" ou a "verdade", “Kensho” descreve experiências de iluminação súbita ou breve
no Zen Budismo.

Prêmios recebidos:
Prêmio Petrobrás Internacional de Animação

Informações e sinopses:
http://filmesportugueses.com/passaros/
http://www.abca.org.br/dia/index.php?option=com_content&view=article&id=1323&Itemid=368

Ilustrações:
*Pássaros - divulgação;
*Kensho - divulgação.

Curtas de animação no Museu do Xapury

Abertura da 5ª Primavera dos Museus

Logo mais, a partir das 09:30h tem a abertura da 5ª Primavera dos Museus em todo o Brasil. Em Xapuri a programação inicia com as visitas guiadas no Museu do Xapury e nos Espaços de Memórias Chico Mendes.
O destaque dessa manhã são os curtas de animação, a serem exibidos no Museu do Xapury.
Confira abaixo a sinopse dos filmes:

O Divino, De Repente - de Fábio Yamaji
(Segundo informações do site Porta Curtas Petrobrás):

Ubiraci Crispim de Freitas, personagem real conhecido por Divino, canta repentes e conta sua vida neste documentário animado com ficção experimental. Além do live-action, várias técnicas artesanais de animação compõem o filme: flipbook, desenho animado, rotoscopia, pixilation e stop motion.


Alguns Prêmios em Festivais:

2º Lugar - Animação Brasileira - Júri Popular no Anima Mundi 2009
Melhor Animação - Júri Popular no Anima Mundi 2009
Prêmio RTP2 Onda Curta no Curta Cinema 2009
Melhor Animação - Júri Popular no Festival Cinema com Farinha - Festival Audiovisual do Sertão Paraibano 2010
10 Melhores Curtas Brasileiros do Público no Festival Internacional de Curtas de São Paulo 2009
Menção Especial da ABD-SP no Festival Internacional de Curtas de São Paulo 2009


Como comer um elefante - de Jansen Raveira

(Segundo informações do site 3 Moinhos)

A experiência traumatizante de uma aspirante a Miss ao tentar ler O Pequeno Príncipe.


Alguns prêmios em festivais:

Melhor Animação - 8ª Santa Maria Vídeo e Cinema

Melhor Roteiro - 8º Primeiro Plano

Melhor Animação em Flash - 4º Animaserra

Melhor Vídeo Animação - 35ª Jornada da Bahia

Melhor Som – 4o Comunicurtas 2009


Sinopses:

http://www.portacurtas.com.br/filme.asp?cod=2883

http://www.3moinhos.com/comocomerumelefante/_cce./COMO_COMER_UM_ELEFANTE.html


Ilustrações:

O Divino, de repente - Divulgação;

Como comer um elefante - Divulgação.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

5ª Primavera dos Museus

A 5ª Primavera dos Museus acontece entre os dias 19 e 25 de setembro e terá, este ano, segundo informações do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a participação de 589 instituições, que promoverão 1.779 atividades em 310 cidades de todas as regiões do País. Com o tema Mulheres, Museus e Memórias, a edição deste ano abre espaço para a indagação sobre como o gênero, a mulher e o feminino estão sendo pensados na contemporaneidade.

Coordenada pelo Ibram e realizada pelas instituições museológicas brasileiras, a Primavera dos Museus acontece anualmente no início da primavera, com o objetivo de sensibilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade.

Nos anos anteriores, a Primavera dos Museus ofereceu mais de 3 mil ações organizadas por museus e instituições culturais de todo o país. Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas-redondas, visitas guiadas e exibições de filmes são alguns dos eventos realizados. Os temas das últimas edições foram Meio Ambiente, Memória e Vida; Museus e o Diálogo Intercultural; Museus e Direitos Humanos e Museus e Redes Sociais.

Em Xapuri

Em mais um ano de participação, Xapuri aparece no cenário nacional com uma programação que inclui desde a exibição de filmes de animação, apresentação de espetáculo teatral e contação de histórias, além das habituais visitas guiadas com os guias de exposição estagiários das instituições museológicas locais.

O Museu do Xapury tem se tornado, ao longo dos anos, um verdadeiro palco para os artistas locais, fornecendo a possibilidade do diálogo entre artistas, professores, estudantes, acadêmicos, profissionais das mais diferentes áreas, abrindo suas portas para a população local e turistas advindos dos mais diferentes lugares.

Por esta razão, tem entrado consecutivamente nas programações nacionais realizadas pelo Instituto Brasileiro de Museus em parceria com diversas instituições, com a mostra dos trabalhos das potencialidade que o município oferece.

A particularidade esse ano é a participação do Grupo Teatral Floresta, de Rio Branco, que apresenta o espetáculo "Olê, Mulher Rendeira", em parceria com o Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri.

Ainda, nesta edição, os Espaços de Memória Chico Mendes entram pela primeira vez na Primavera de Museus, oferecendo seus ambientes para as visitas guiadas especiais do evento.

Abaixo, a programação de Xapuri:

De 19 a 25

Visita Guiada

Acervo do Museu do Xapury

Com as guias Mirla Hanna e Mariana Mathias

Das 08h às 18h


Dia 19

Exibição de filmes de animação

O Divino, De Repente - de Fábio Yamaji;

Como Comer um Elefante - de Jansen Raveira

Às 9:30h


Pássaros - de Filipe Abranches;

Kensho - de Daniel Kang.

Às 15:30h


Dia 20

Apresentação de Espetáculo Teatral

Olê, Mulher rendeira

Grupo Teatral Floresta e Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri

Direção: Rodrigo Garcia e Clenes Guerreiro

Às 09:30h e às 15:30h


Apresentação de Contação de Histórias

Histórias da Vovó

Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri

Às 10h e às 16h

(Todos os eventos acima serão realizados no Museu do Xapury)


E a programação nos espaços de memória Chico Mendes:

De 19 a 25

Visita guiada

Com os guias: Bismarque Melo, Joicinara Ferreira, Mariane Buriti e Raylana Maria Melo

Local: Espaços: Casa Chico Mendes, Fundação Chico Mendes, Memorial do Seringueiro, Café Regional e Casa do Artesão.

A programação completa pode ser vista clicando aqui.


Ilustração:

*Banner 5ª Primavera de Museus - Divulgação IBRAM

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Monografias de Economia da UFAC são apresentadas

Contando com os acadêmicos do Curso de Bacharelado em Economia da UFAC, campus Xapuri, familiares, amigos, juntamente com a turma de Epitaciolândia, foram apresentados 07 trabalhos de monografia (e não os 08 previstos anteriormente), sábado e domingo passados.
Não compareceram autoridades locais - exceção do segundo dia, que contava com o deputado Manoel Moraes, pai de uma das acadêmicas - nem coordenador do campus da UFAC de Xapuri, muito menos a coordenadora do Curso na cidade, na pequena cerimônia realizada no auditório da Escola Estadual de Ensino fundamental e Médio Divina Providência.
Segue abaixo a lista dos trabalhos defendidos:

A MODALIDADE PREGÃO COMO BASE PARA OTIMIZAÇÃO DOS RECURSOS NAS LICITAÇÕES PÚBLICAS EM XAPURI ACRE - Ana Cláudia Araújo Nascimento

A DINÂMICA POPULACIONAL DE XAPURI E SUAS IMPLICAÇÕES SOBRE A PRODUÇÃO E A RENDA ENTRE 2000 E 2010 - Esmaily Negreiros Peixoto

ANÁLISE COMPORTAMENTAL DO EMPREENDEDOR DE XAPURI ACRE - Antonio Carlos da Silva Santos

ESTUDO DE CASO: AGRICULTURA FAMILIAR NO PÓLO AGROHORTIFRUTIGRANJEIRO UNIÃO - Clenes Alves da Silva

COMPORTAMENTO DO IPTU NO MUNICÍPIO DE XAPURI NO PERÍODO DE 2006 A 2010 - Nevisson Freire

AVALIAÇÃO ECONÔMICA E FINANCEIRA DE UMA LOJA DE COSMÉTICOS EM XAPURI - Michele Oliveira da Rocha
ESTUDO DE CASO DO PÓLO AGROFLORESTAL XAPURI I - Ericélia Aquino da Silva

A banca era composta por:
Prof. Carlos Estevão Ferreira Castelo(Orientador e Presidente da banca)
Prof. Demerson Lima (membro)
Prof. Robinson da Rocha Braga - (membro)

Cada acadêmico tinha 30 minutos para fazer a apresentação oral do trabalho, seguido de 15 minutos para cada membro da banca fazer as considerações e mais 10 minutos para as considerações finais do autor. Após esse período a banca se reunia e atribuía nota, aprovando ou não o trabalho.
Todos os trabalhos apresentados foram aprovados com nota entre 8,0 e 9,5, sendo que os que não apresentaram tiveram a avaliação com base no trabalho escrito, onde 03 trabalhos foram recomendados fazer novas alterações e, portanto, não puderam ter notas atribuídas.
Ficam aqui registrados os parabéns aos novos (quase) bacharéis em Economia.

Foto:
*Turma de Economia em visita à Fábrica de Tacos - Álbum de Fábio Alves.


sábado, 10 de setembro de 2011

Defesa das monografias do Curso de Economia da UFAC


Desde ontem, acadêmicos do Curso de Economia da Universidade Federal do Acre (UFAC), campus Xapuri, participam do encontro para defesa de 08 monografias.
Ao todo foram entregues na coordenação da UFAC, em Rio Branco, 22 monografias, após orientação do professor Carlos Estêvão Ferreira Castelo, onde, seguindo o mesmo esquema dos demais municípios, tiveram 08 trabalhos que seriam defendidos em dois dias.
Em Xapuri o local escolhido para apresentação foi o auditório da Escola Divina Providência, na sexta a partir das 14h e no sábado às 08h. Os alunos dispõem de 30 minutos para a defesa com slides, seguido de avaliação por banca composta de três membros professores da UFAC, com mais 10 minutos para últimas considerações em forma de réplica dos autor do trabalho.
As defesas são abertas ao público e são o fechamento de quase 5 anos de Curso e representam o estudo de temas relevantes do Município, destacando problemáticas, levantando dados sobre os objetos estudados, além de traçar sugestões de melhoria para as dificuldades encontradas.
Os trabalhos - assim como seus autores - são os seguintes:

AVALIAÇÃO ECONÔMICA E FINANCEIRA DE UMA LOJA DE COSMÉTICOS EM XAPURI - Michele Oliveira da Rocha

DIAGNÓSTICO SOCIOECONÔMICO DO BAIRRO PANTANAL - Richele Oliveira Fadul

ESTUDO DE CASO DA FÁBRICA DE PRESERVATICOS NATEX DE XAPURI/AC - Eliane Andrade De Sousa

A DINÂMICA POPULACIONAL DE XAPURI E SUAS IMPLICAÇÕES SOBRE A PRODUÇÃO E A RENDA ENTRE 2000 E 2010 - Esmaily Negreiros Peixoto

COMÉRCIO VAREJISTA DO MUNICÍPIO DE XAPURI – ACRE - Everaldo Nascimento de Castro

FABRICA DE PISOS: ESTUDO DE CASO - Vera Mendonça da Silva

ESTUDO DOS FATORES CAUSADORES DA EVASÃO DO CURSO DE ECONOMIA DA UFAC (PEBEC XAPURI) - Sidirlene Matias de Freitas

AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA DO BAIRRO DA SIBÉRIA NO MUNICÍPIO DE XAPURI/AC - Joicinara Ferreira da Costa

A MODALIDADE PREGÃO COMO BASE PARA OTIMIZAÇÃO DOS RECURSOS NAS LICITAÇÕES PÚBLICAS EM XAPURI ACRE - Ana Cláudia Araújo Nascimento

ANÁLISE DO CRESCIMENTO DA ARRECADAÇÃO DO ICMS DO MUNICÍPIO DE XAPURI DE 1999 A 2008 - Silvanei Aquino de Oliveira

ANÁLISE COMPORTAMENTAL DO EMPREENDEDOR DE XAPURI ACRE - Antonio Carlos da Silva Santos

DIAGNÓSTICO SOCIOECNÔMICO DO PÓLO AGROFLORESTAL XAPURI II - Josué Pereira da Silva

O PERFIL DO CONSUMIDOR VAREJISTA DE XAPURI - Cristiane Silva de Sales

ESTUDO DE CASO: AGRICULTURA FAMILIAR NO PÓLO AGROHORTIFRUTIGRANJEIRO UNIÃO - Clenes Alves da Silva

DIAGNÓSTICO DO SETOR COMERCIAL VAREJISTA DE CONFECÇÕES NO MUNICIPIO DE XAPURI - Deisiane Tomé de Oliveira

DIAGNÓSTICO DO SETOR MOVELEIRO DE XAPURI ENTRE O ANO DE 2008-2010 - Armando Araújo de Oliveira Neto Ramos

DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL DO “PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA” NO MUNICÍPIO DE XAPURI - Adelciane Ramos Araújo

COMPORTAMENTO DO IPTU NO MUNICÍPIO DE XAPURI NO PERÍODO DE 2006 A 2010 - Nevisson Freire

A PECUARIA BOVINA EM XAPURI - Marcilia Menezes

QUALIDADE DE VIDA DAS FAMÍLIAS DA RESEX “CHICO MENDES” - Ednilce Nicácio de Lima da Silva

A listagem não consta dois trabalhos que foram aceitos para avaliação um pouco depois do tempo previsto, não sendo divulgado às mídias os títulos destes.

Os trabalhos de monografia de Economia de Xapuri representam um verdadeiro quadro atualizado da real situação dos mais diversos setores da sociedade xapuriense, onde são destacados pontos importantes que podem e devem ser usados pelos gestores locais afim de melhorar e potencializar o ambiente econômico e social da famosa Princesinha do Acre.

*A imagem que ilustra o post é o símbolo do Curso de Economia.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Iguais

"Um dia talvez quem sabe, um dia talvez quem sabe,
Descobriremos que somos iguais,


Irmão vai ouvir irmão, e todos se abraçarão, nos braços do mesmo Deus, nos ombros do mesmo ... Pai..."

(Padre Zezinho)



Anderson Matos, muita luz nesse momento, tudo vai dar certo, nada justifica a violência desmedida contra um outro irmão, principalmente quando isso é feito de forma covarde. Desejamos melhoras e uma recuperação no menor tempo possível.




Créditos:


*Trecho de uma canção do Padre Zezinho chamada "Iguais";

*Foto - Álbum pessoal de Anderson Matos.




quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Carnapuri 2011


O tão esperado carnaval fora de época está chegando. Serão três noites de festa que prometem muita alegria, bebidas, música e muita gente de fora da cidade.
O evento acontecerá nos dias 02, 03 e 04 de setembro e deve iniciar-se a partir das 22h, com previsão de término em torno de 04h, atraindo pessoas das cidades vizinhas - o que a prefeitura acredita aumentar o número de participantes de outros municípios em todas as noites, tendo em vista que o Carnapuri antecederá um feriado, o dia da Amazônia, no próximo 05 de setembro.
Como atrações estão diversas bandas - seja de Xapuri (Frutos da Terra) ou mesmo da Bahia (Raça Ruim e Guig Gueto).
Carnapuri 2011 é uma realização da Prefeitura Municipal de Xapuri, com apoio do Governo do Estado do Acre e de diversos patrocinadores.
Se você não é evangélico e gosta de carnaval é uma boa alternativa para o final de semana na pacata Xapuri.

Arte:
*Banner Carnapuri 2011 - Divulgação PMX.