sexta-feira, 24 de junho de 2011

O São João do Guarani

As promessas são feitas com muita fé e pagas a cada ano por um número crescente de pessoas no seringal que leva o nome de Guarani.
Diferem do modo como eram "pagas" antes, pois agora com a facilidade do transporte devido às melhorias feitas no percurso do local, já é possível seguir de carro ou moto - quando não se tem uma bicicleta ou um cavalo.
O percurso feito de modo doloroso e enfadante, de cerca de 12 horas de "cachorro no grito" agora é uma opção cada vez menor entre os devotos - que modificam a forma de agradecer à graça recebida mas não subtraem a quantidade de sua fé.
São João ainda reúne centenas de pessoas em seu dia - mesmo dia que São João bíblico - no local chamado Guarani, que assistem a missa na capela dedicada a ele.
No local também se encontra um reservatório menor, uma pequena casa onde são depositadas partes do corpo entalhadas em madeira, mechas de cabelo, fotos, roupas e mais uma infinidade de coisas que fazem parte do pagamento das promessas.
O santo se constitui como uma das famosas crenças das florestas de Xapuri que atrai pessoas de diversificados lugares do mundo e representa um trecho do misticismo cultural da Princesinha do Acre.

Fotos:
*1 - Membro entalhado na madeira - Talita Oliveira;
*2 - Devota de São João do Guarani - Dharcules Pinheiro.

Nenhum comentário: