Postagens

Mostrando postagens de Julho, 2010

Mostra Nacional Vídeo Índio Brasil 2010

Imagem
O Vídeo Índio Brasil 2010 ocorrerá em Campo Grande (MS) e em mais cento e onze cidades brasileiras no período de 31 de julho a 7 de agosto de 2010. É uma continuação e uma ampliação das experiências vitoriosas das edições ocorridas em 2008 e 2009.

Por meio do audiovisual, o Vídeo Índio Brasil busca fortalecer e difundir a cultura indígena em Mato Grosso do Sul e no Brasil. A programação é composta de filmes produzidos por índios e não índios, com temáticas indígenas. Completam a programação debates, oficina de produção audiovisual dirigida a jovens indígenas, exposição fotográfica, seminário com lideranças indígenas, representantes governamentais e não governamentais, especialistas, artistas, acadêmicos, comunicadores, empresários, trabalhadores e a sociedade em geral. Todas as atividades terão entrada franca.


Em Xapuri a programação acontece de acordo com o cronograma:


31 DE JULHO SÁBADO

- SOLENIDADE DE ABERTURA

JÁ ME TRANSFORMEI EM IMAGEM
Direção: Zezinho Yube / Ano: 2008 / Gênero: Docume…

Patrimônio Jovem

Imagem
Cleilson Alves, de Brasília

Xapuri em imagem

Imagem
Entrada do Bairro Sibéria
Foto de Clenes Alves

Vídeo Índio Brasil 2010

Imagem
Xapuri é uma das 111 cidades brasileiras selecionadas para a mostra de cinema e vídeo com temática indígena, produzidos por índios e não índios
O Vídeo Índio Brasil 2010 ocorrerá em Campo Grande (MS) e mais cento e onze cidades brasileiras no período de 31 de julho a 7 de agosto de 2010. Esta é a terceira mostra, iniciada em 2008.

O Vídeo Índio Brasil é uma mostra de audiovisual que visa fortalecer e difundir a cultura indígena no Brasil – já que nosso país tem suas origens a partir dos primeiros habitantes da região.Como não poderia deixar de ser, Xapuri, que tem sua história alicerçada na temática indígena – onde seu próprio nome vem da tribo Chapurys – foi inscrita e posteriormente selecionada para fazer parte da programação nacional.A mostra contará com filmes produzidos por índios e não índios, com temáticas indígenas, tendo os coordenadores de cada cidade liberdade para completar a programação com debates, oficinas, exposições, apresentações teatrais, entre outras.

Em edições anter…

Seringais Culturais: Quintais Literários

Imagem
O que você tem no seu quintal? Pois no quintal de Cleilson Alves você encontra, nos finais de semana, além da vasta área de 12m por 30m com árvores e galinhas, diversos livros, contadores de histórias, exibição de vídeos, leituras coletivas, música e muita animação.Esse é o projeto ‘Seringais Culturais: Quitais Literários’, que une o patrimônio imaterial da memória dos povos que moram na floresta – seringueiros, ribeirinhos, castanheiros, soldados da borracha - através da contação de histórias com o incentivo à leitura.
Aos finais de semana o quintal se transforma em um ambiente onde todos podem partilhar dos livros, revistas e jibis arrecadados com as comunidades do bairro Jiquiá e arredores, juntamente com a arte e o lado lúdico proporcionado pelas folhas que encantam as crianças de todas as idades.A iniciativa data de maio de 2008 e vem acontecendo após Cleilson ser discriminado na escola por estar atrasado com a leitura e a escrita, passando a procurar nos livros e revistas de par…

É Festa no Seringal

Imagem
Por Cleilson AlvesFico pensando o quanto de histórias Xapuri tem para contar, principalmente quando as florestas e os povos que nela residem expõem suas particularidades, através de pequenos eventos, por exemplo, que são tão costumeiros para a gente e tão importantes para eles.Digo isso porque fiquei refletindo sobre a riqueza imaterial de nossa gente e imaginei que podemos deixar “imortalizada” com as novas tecnologias – cada vez mais evidentes nos dias atuais.Convidado para uma festa de aniversário do meu primo João Felipe, no dia de ontem, no Seringal Floresta, Colocação Bom Princípio, pude perceber que as peculiaridades da festa de 6 anos de idade davam um toque todo especial à comemoração dentro da mata.Não que não fosse uma festa de aniversário comum, com a musiquinha de “parabéns pra você”, presentes, bolo, velinhas a serem sopradas após fazer um pedido, gente tirando foto, dando felicitações, enfim, alguns aspectos eram costumeiros.Mas na mata, é preciso destacar, tem um toque…

Jovem xapuriense é selecionado para representar o Acre no Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial

Imagem
Apresentando o projeto “Seringais Culturais”, Cleilson Alves da Silva, ator do Grupo Arte na Ruína e Contador de estórias do Grupo Fuxico, foi escolhido para representar o Acre no Fórum que será realizado nas cidades de Foz do Iguaçu (PR), Missões de São Miguel e Santo Inácio (Argentina), Cidade de Goiás (GO) e Brasília (DF).Com o objetivo principal de oportunizar aos jovens um processo de desenvolvimento das habilidades e capacidades que lhes permitam identificar e desempenhar suas responsabilidades individuais e coletivas na preservação e valorização do patrimônio cultural em âmbito local, nacional e mundial, o Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial abriu edital de seleção para jovens que tivessem projetos voltados para a área de patrimônio mundial – fechando no dia 05 de Julho.A intenção era selecionar 45 jovens – pelo menos um representante por Estado, com vagas remanescentes destinadas a jovens de outras nacionalidades – que participarão do Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial, inici…

Gustavo: Cheguei!

Imagem
Gustavo Gutierrez. Esse é o nome do menino que está completando 01 mês de vida hoje, 09 de julho.
Sim, se você está pensando que esse é o mesmo da postagem 'Mais um xapuriense a caminho' está certo. Pena que, de fato, não seja nascido aqui na terrinha - Gustavo chegou ao mundo em Rio Branco, pelas costumeiras complicações na área da saúde no município, que impedem que muitas mães tenham seus filhos na Princesinha do Acre sem correr maiores riscos.
Gustavo é filho de Caticilene Rodrigues, gestora de políticas públicas, coordenadora do Museu do Xapury, que ficará afastada da instituição por mais 03 meses.
O fato de ter nascido em outra cidade não quer dizer que não se torne um xapuriense - de coração, de amor a essa terra de muitas histórias e de grandes nomes guerreiros (de luta e de vida).
Parabéns, Gustavo, bem-vindo!

Fotos:
1 - Gustavo Gutierrez - Acervo Família Rodrigues;
2 - Caticilene com seus filhos Mariana e Gustavo - Acervo Família Rodrigues.

Paisagens do Íntimo

Imagem
Ao caminhar por Xapuri – para aqueles que tem um olhar mais apurado – encontram nas paisagens costumeiras significados únicos que trazem lembranças particulares, íntimas, que entram em contato direto com os sentimentos mais profundos, caracterizando a identidade do local mágico que é a Princesinha do Acre, aproximando o entendimento de patrimônio imaterial desse lugar.Tais percepções são tão importantes que resolvemos registrar uma, em especial, aqui no espaço virtual de Xapuri.O relato que se segue é um trabalho do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Programa Universidade Aberta do Brasil da Universidade de Brasília (UnB), requisito da disciplina de Laboratório de Poéticas Contemporâneas.
Paisagens do ÍntimoPor Márcia Regiane N. PereiraPara realizar a atividade da semana (Paisagens do Íntimo), fiz minha caminhada ao entardecer. Tudo que era interessante foi documentado através de imagens e no retorno escolhidas para a conclusão da atividade proposta.
Nessa primeira imagem retorne…