Postagens

Mostrando postagens de Junho, 2010

Wilson Pinheiro: Uma lição de vida e coragem

Imagem
Quem conhece a história de luta de Chico Mendes sabe que muitos outros nomes que faziam parte do movimento em defesa dos povos da floresta foram perseguidos e brutalmente assassinados - como o próprio Chico assim foi.

Nessa triste longa lista está Wilson Pinheiro, homem humilde, sindicalista, trabalhador da floresta, nascido no Amazonas mas morando no Acre desde muito cedo, era alto e tinha a pele queimada pelo sol escaldante dos homens guerreiros que mantinham nas mãos - e no corpo - a marca do trabalho incansável de extração do látex das terras amazônicas.

Na época era presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia, situado em um prédio simples, de frente para a igreja da cidade, onde contava com mais trabalho do que gente para cumpri-lo, sendo de extrema importância a aliança dos amigos, também seringueiros, que serviam de voluntários na pequena instituição que lutava pelos direitos de quem viva da mata e seus frutos (vegetais ou animais).

Em meio a esse ambiente de tra…

I Feirão de Cultura em Xapuri

Imagem
Riqueza cultural representada. Foi o que se viu nesses três dias do evento intitulado Feirão de Cultura, que tinha o objetivo de mostrar os produtos culturais de Xapuri, Brasiléia, Assis Brasil, Capixaba, Epitaciolândia e Rio Branco, em eventos que aconteceram nesses três últimos dias, encerrando-se hoje.

O projeto foi uma realização da Rede de Encontros de Cultura, que é a junção de parcerias como Fundação Garibaldi Brasil, SESC, Sebrae, SESI e IPHAN, divulgando os diversos fazeres artístico-culturais a diferentes observadores da área e à comunidade local.

A programação do I Feirão de Cultura foi idealizado para acontecer em Xapuri devido ao passado histórico, a luta de Chico Mendes e a atuação dos jovens do Grupo Cultural Arte na Ruína, que levaram sua história de luta através das artes para o mundo através do documentário do Revelando os Brasis, em 2008.

Os eventos incluem palestras, oficinas, exposições, apresentações de espetáculos teatrais dos produtores das cidades envolvidas, alé…

São João do Guarani – O Santo da Floresta

Imagem
Há tempos os povos das florestas de Xapuri são conhecidos por sua fé, caracteriza por meio de suas crenças nas mais diferentes forças da natureza e nos santos que tem sua história entranhada no imaginário dos moradores da mata. Um exemplo bastante conhecido é São João do Guarani, que tem seu dia comemorado no mesmo dia de São João bíblico, em 24 de junho.Todo ano nesse dia, milhares de pessoas – não só xapurienses mas devotos de diversos estados brasileiros e até mesmo de outros países – se dirigem ao Seringal Boa Vista, colocação de mesmo nome, para rezar, acender velas e pagar as promessas feitas em momentos de extrema necessidade.O lugar é simples, tem uma igreja, um cruzeiro e uma capela - casinha menor, uma espécie de santuário, onde se veem diversas fotos e os peculiares artefatos – membros humanos esculpidos em madeira: cabeça, perna, braço, símbolos das graças alcançadas.Antigamente era comum as pessoas enfrentarem 12 horas de “cachorro no grito”, como dizem os povos da comunid…

Diário de Bordo: 8ª Semana de Museus e Mês do Meio Ambiente

Imagem
Na arte pós-moderna se permite apropriar dos mais diferentes espaços para refletir os elementos artísticos de diferentes manifestações culturais, englobando parceiros e promovendo a construção coletiva de perfomances e espetáculos que levem à reflexão e às devidas mudanças na realidade em que vivemos. Foi com esse objetivo que o Museu do Xapury participou da 8ª Semana Nacional de Museus, promovendo seu tema: Museus para a harmonia social, eventos que se uniram com o Mês do Meio Ambiente.A programação contou com a exposição “A estética do futebol e outras imagens”, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer os trabalhos de Rubens Gerchman, um dos maiores artistas brasileiros da atualidade.“Suspiros teatrais: seringal de ideias”, do Grupo Arte na Ruínae “Conta aqui, conta acolá” do Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri deram um toque cênico ao Museu e despertaram nos estudantes que assistiram o prazer de ver artetetral no Museu, reconhecendo em sua totalidade a função …

A estética do futebol-arte de Gerchman

Imagem
As linguagens artísticas ultrapassam as barreiras do tempo, dos limites geográficos e do público a quem são destinadas. Refletem a cultura de um lugar e representam artisticamente a essência do artista que a concebe.
Pensando assim nos reportamos até Rubens Gerchman e sua paixão pelo futebol. Aliás, não apenas pelo futebol, mas por temas cotidianos, que provocam e fazem refletir.
Gerchman sempre respeitou uma visão socioantropológica da arte, fato que acabou fazendo com que o artista desenvolvesse nos anos 1960 uma série falando sobre o futebol brasileiro, onde representou as figuras do esporte de seu tempo salvaguardando-as para a posteridade.
Outros temas surgiram durante sua carreira, mas antes de deixar essa vida para entrar na história das artes plásticas, visuais, Gerchman volta ao tema "futebol-arte" brasileiro - onde homenageia personalidades do passado e da modernidade - e reúne uma série de quadros em serigrafia.
A série, coincidindo com a Copa do Mundo, foi levada par…

Um lugar chamado Sibéria

Imagem
Do outro lado do Rio Acre, com uma igreja em tom rosado, de Nossa Senhora das Dores, casas simples e gente trabalhadora está localizado o Bairro Sibéria, no município de Xapuri.
Sibéria era antes um grande seringal nos tempos áureos da extração do ouro negro da Amazônia e o que favorecia o crescimento do lugar, facilitando o escoamento da produção gomífera, hoje é um dos obstáculos do desenvolvimento do lugar: o rio.
Os moradores tem de enfrentar a luta diária de atravessar para a outra parte da cidade – local onde se concentram os bancos, correios, cartório e diversas outras instituições importantes – por meio de catraias (barcos a remo que suportam cerca de 10 pessoas). Os moradores sempre reivindicaram a ponte que até agora, apesar de ser muito prometida em eleições, não foi construída.
A comunidade também realiza, anualmente, uma animada festa de aniversário – esse ano comemorando seus 23 anos de fundação da organização de moradores – festa essa que já é referência no município.
A fes…

Programação da 8ª Semana de Museus & Mês do Meio Ambiente no Museu do Xapury

Imagem
A programação da 8ª Semana Nacional de Museus, cujo tema era ‘Museus para a harmonia social’, se intensificou nas mais diversas instituições museológicas brasileiras no período entre 17 e 23 de maio.
O Museu do Xapury iniciou sua participação com a exposição “A estética do futebol e outras imagens”, de Rubens Gerchman, aberta à visitação ainda no final de abril se estendendo até 18 de junho.
Devido a contratempos logísticos o auge da programação se junta às comemorações do mês do meio ambiente, conforme cronograma abaixo:

Suspiros Teatrais: “Seringal de idéias”
Jovens do Grupo Arte na Ruína em parceria com Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri
Dia: 08 de junho
Horário: às 09:30h e às 15:30h

“Conta aqui, conta acolá”
Encerramento do projeto Contos & Recontos de Xapuri
Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri
Dia: 09 de junho
Horário: às 09:30h e às 15:30h

Os eventos são promovidos pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Associação Brasileira de Museologia (ABM) e Fun…

Dia do Meio Ambiente

Imagem
Os Rios de Xapuri5 de junho é o dia dedicado ao Meio Ambiente. O mundo todo aproveita tal dia para destacar os problemas e sugerir intervenções urgentes. A temática ambiental e ecológica passou a ocupar o topo da lista de preocupações mundiais em meados do século XX, sendo que a preocupação com o meio ambiente não é uma coisa antiga na história da humanidade mas tem se refletido em resultados positivos que nos permitem imaginar um futuro melhor para todos.Em nossa cidade, porém, não dá para ver os Rios Acre e Xapuri e continuar comemorando o dia do meio ambiente em sua totalidade. Se pensarmos que há menos de um século passavam embarcações de mais de 100 toneladas, carregadas de materiais advindos de outros estados - e países - para aplacar o consumismo da cidade rica em ouro negro, nos tempos áureos da Princesinha do Acre.Pena que esse mesmo consumismo, típico do capitalismo moderno caracterizado na região por meio da exploração vegetal em todas as épocas, resultou, dentre as inúmer…

Mostra ‘A Estética do Futebol e Outras imagens’ no Museu do Xapury – ainda dá tempo de conferir!

Imagem
Quem visitou o Museu do Xapury nos últimos dias se deparou com a exposição ‘A Estética do Futebol e Outras Imagens’ no hall da instituição. As obras são do famoso artista brasileiro Rubens Gerchman, já falecido. A mostra apresenta obras em serigrafia que imortalizam os heróis da paixão nacional – futebol – tornando-os verdadeiros mitos humanos.A beleza das telas – com destaque especial ao eterno craque Garrincha – se confunde com as ‘Outras imagens’ que povoavam a mente brilhante de Gerchman.O programa da exposição, um folheto rebuscado com biografia do artista, suas principais obras e depoimentos de famosos falando de Rubens Gerchman, pode ser adquirido gratuitamente no Museu e se constitui como verdadeiro objeto de coleção artística.A mostra faz parte do projeto Arte Sesc e pode ser conferida até o dia 18 de junho, com entrada franca, das 8 às 18 horas. Agendamento de visitas podem ser feitos pelo telefone: (68) 3542-3054 com Caticilene ou Mariana.Não deixe de conferi…