Paisagens do Íntimo

Ao caminhar por Xapuri – para aqueles que tem um olhar mais apurado – encontram nas paisagens costumeiras significados únicos que trazem lembranças particulares, íntimas, que entram em contato direto com os sentimentos mais profundos, caracterizando a identidade do local mágico que é a Princesinha do Acre, aproximando o entendimento de patrimônio imaterial desse lugar.

Tais percepções são tão importantes que resolvemos registrar uma, em especial, aqui no espaço virtual de Xapuri.

O relato que se segue é um trabalho do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Programa Universidade Aberta do Brasil da Universidade de Brasília (UnB), requisito da disciplina de Laboratório de Poéticas Contemporâneas.


Paisagens do Íntimo

Por Márcia Regiane N. Pereira

Para realizar a atividade da semana (Paisagens do Íntimo), fiz minha caminhada ao entardecer. Tudo que era interessante foi documentado através de imagens e no retorno escolhidas para a conclusão da atividade proposta.


Nessa primeira imagem retornei a minha infância e lembrei-me das vezes que desci essa ladeira para ir à escola. Por ser uma reta e em seguida dobrava à direita, pensei que o futuro nunca é uma linha reta e sim caminhos incertos.

Na segunda imagem o retorno foi às brincadeiras nos cipós que se estendem nessa árvore que já tem mais de 60 anos e ainda continua sendo um atrativo para as crianças terem seu momento de Tarzan.

A terceira imagem ('detalhe da Igreja', utilizada como ilustração central dessa postagem no blog) demonstra a força da natureza que rompe a estrutura de cimento para mostrar sua beleza fazendo um andor natural à imagem que observa mais um por do sol.

A quarta imagem é o belo por do sol que muitas vezes não é contemplado.











E cada uma dessas imagens tem sua imensidão íntima, pois faz parte do dia- a dia, sofre mudanças e muitas vezes passam despercebidas.

Fotos:

Todas as fotos são da talentosíssima acadêmica Márcia Regiane.

Márcia, fica aqui a homenagem desse espaço por seu aniversário. Parabéns (pelo texto, pelas fotos e pela pessoa maravilhosa que você é)!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional da Animação 2015