sábado, 25 de abril de 2009

Comidas: Cardápio do Restaurante Venturelli – em 1916


O Brasil é dotado de uma gama de sabores vindos de todo o mundo, uma espécie de mistura, um ecletismo da arte de degustar. E esse sentido não é limitado a uma região ou outra. Obviamente, cada uma tem suas características próprias.
A região Norte, por sua construção histórica é parte dessa nação que possui diversas comidas típicas, dentre elas o Acre, especialmente o município de Xapuri, onde se encontram essas diferenças de sabores bem variados, seja nos doces ou nas comidas salgadas, com influências árabes, sírias, libanesas, italianas, francesas e portuguesas.
E um dos mais famosos restaurantes da década de 1910 era o Venturelli que servia as mais chiques e requintadas comidas que se tem notícia na história da Princesinha.
Isso pode ser conferido logo abaixo, no cardápio do restaurante Venturelli, publicado no Jornal Commercio do Acre em 3 de dezembro de 1916:


(“)MENU PARA O ALMOÇO
Raviolli
Peixe a mayonaise
Frango Douret
Tornedó a franceza
Leitão assado
Filet a minuta
SOBREMEZA
Creme de abacate
JANTAR
Frios sortidos
Sopa de aspargos
Peixe a maitre d'hotel
Costella de carneiro de grelha
Frango a molho pardo
Perú a minuta
SOBREMEZA
Creme-verze
Sorvete ponch a Roumenie
Xapury, 03 de dezembro de 1916.(”)


Referências:
*Jornal Commercio do Acre, Cidade do Xapury, pág. 5, coluna 3 (foi utilizada a linguagem original da época);
*Inventário de Referências Culturais de Xapuri;


Foto:
*Sopa de aspargos – Sítio Bacaninha

Um comentário:

Fran macfrazer disse...

Eu comi uma vez frango a mohlo pardo e gostei demás! Muitas vezes tentei comer o frango em outros restaurantes, mas não conseguiu. Agora perto da minha casa há um delivery com cozinha internacional e eu espero que eles tenham frango no cardápio.