quarta-feira, 15 de abril de 2009

Bandeira de Xapuri

Em 20 e 21 de maio de1913, duas leis foram importantes para configurar e delimitar o município: a lei n 3 que determinava os limites do território e a lei n 5, que criava a bandeira e o escudo a serem usados pela Intendência Municipal. A bandeira é idealizada agregando um forte teor de apego à terra:

“Art. 1 – Fica constituída uma bandeira de forma commum com as cores nacionaes, verde e amarello, dispostas em esquadrias separadas uma da outra por uma fachada diagonal azul turquesa, como no campo do globo do pavilhão pátrio, tendo a o centro o escudo ou brazão da intendência,O escudo de armas ou brazão da Intendência Municipal de Xapury, tem a forma dos escudos Libéricos, tendo ao centro sobre um campo verdejante a confluência dos rios Acre e Xapuri, tendo aquelle em sua margem esquerda logo abaixo da confluência, elevando-se gigantescamente uma seringueira, como na parte fronteira d'esta Cidade, e como representante do maior produto do município. Na parte inferior ou à margem direita dos rios enlaçado uma cornucópia, symbolo da fortuna commum machadinho de seringueiro, instrumento producto da fortuna dos que exploram a hevea braziliense. Encima o brazão uma estrella, como da bandeira da Revolução Acreana, substituindo-se a côr rubra d'aquela, symbolo da guerra côr branca, emblema da paz, que ora defructamos. Na parte inferior do escudo uma faixa vermelha unindo o escudo pelos lados direito e esquerdo de bajo com as palavras INTENDÊNCIA MUNICIPAL DE XAPURY.”

O desenho trazendo o símbolo descrito da margem da confluência do Rio Acre e Xapuri, a machadinha, a seringueira e a estrela altaneira, símbolo da Revolução Acreana, ainda estão presentes na bandeira atual que foi idealizada por Francisco Figueiredo Guimarães, vencedor do concurso autorizado pelo Decreto Mun. N 139 de 08 de março de 1973.


Fontes pesquisadas:
* Livro Madeira que Cupim não rói – de Ana Lúcia Costa;

*CDIH/UFAC.

Um comentário:

Símbolos Municipais Brasileiros disse...

Boa tarde, sou Adam, de Caiapônia, Goiás. Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo interessante blog sobre Xapuri. Também mantenho um blog sobre os símbolos municipais brasileiros: simbolosmunicipais.blogspot.com
Buscando na internet sobre os símbolos de Xapuri, cheguei ao blog de vocês. No texto sobre a bandeira de Xapuri, vocês mencionam que o município já teve outra bandeira antes, gostaria se possivel de que postassem ou me enviassem por email (simbolosmunicipais@hotmail.com) uma foto ou imagem da bandeira antiga. Grato.